VYGOTSKY
Texto Complementar de Fundamentos da Educação 1 - Licenciaturas
VYGOTSKY, SUA TEORIA E IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO
Monica Baeta Marques1
Sabemos que um grande número de teorias trata de explicar a aquisição do conhecimento, mas poucas são as que promovem o conhecimento a partir de uma articulação entre desenvolvimento e aprendizagem, dentro de uma perspectiva interacionista. Segundo Goulart (2002), a origem e a evolução do conhecimento podem ser explicadas, atualmente, por três vertentes diferentes. Alguns teóricos como Konrad Lorenz e Noam Chomsky, defendem o inatismo e concordam que “o conhecimento é pré-formado, ou seja, já nascemos com as estruturas do conhecimento”. (p.13)
No empirismo, de forma inversa, acreditam que “o conhecimento tem origem e evolui a partir da experiência que o sujeito vai acumulando”. (Goulart, 2002, p.13).
Podemos citar J. B. Watson e B. F. Skinner como seus adeptos mais famosos.
Um último modelo teórico é o construtivismo, em que adeptos como Piaget,
Wallon, Vygotsky, Leontiev e Luria, admitem que “o conhecimento resulta da interação do sujeito com o ambiente”. (Goulart, 2002, p.14).
Sabemos que não existe uma única teoria que melhor responda a todos os aspectos dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Os teóricos aqui citados fornecem subsídios necessários para que compreendamos a complexidade do sujeito e a forma como ele aprende e se desenvolve, possibilitando para nós, educadores, uma atuação pedagógica comprometida, integrada e contextualizada à sociedade em que vivemos.
Vygotsky e suas concepções teóricas
Teórico russo teve vida curta morrendo aos 37 anos em 1934 de tuberculose, doença com a qual conviveu por 14 anos. Nascido na cidade de Orsha, capital de BieloRússia, em 1896, Lev Semynovitch Vygotsky pertencia a uma família judia de posses, vivendo a maior parte de sua existência em Gomel, mesma região de Bielo-Rússia.
1
Adaptação de: MARQUES, Monica Baeta. Buscando a criatividade com