Calor de reações iônicas
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
RELATÓRIO
CALOR DE REAÇÕES INORGÂNICAS
Italo Iury De Souza Guida
(Aluno, 2012023629)
Prof. Dr. Auro Tanaka
(Professor)
São Luís - MA
2013
CALOR DE REAÇÕES INORGÂNICAS
Relatório referente às atividades desenvolvidas como aluno da disciplina de físico-quimica 1 referente a prática realizada sobre calor de reações inorgânicas.
______________________________________
Italo Iury De Souza Guida
(Aluno)
______________________________________
Prof. Dr. Auro Tanaka
(Professor)
São Luís - MA
2013
RESUMO
Reações iônicas ou inorgânicas estão sempre envolvido com a perda ou ganho de calor através da interação de seus íons. Esse calor pode ser calculado e medido com um erro de aproximadamente 2%, no qual há uma grande precisão nos dados obtidos através da prática que será realizada no decorrer da aula experimental de físico-quimica1.
1 INTRODUÇÃO
A medida direta dos calores envolvidos nas reações químicas é um campo da calorimetria que tem recebido pouca atenção. A principal razão é que muitas reações ocorrem sob condições que estão fora de alcance das medidas calorimétricas diretas, por exemplo, é impossível fazer uma medida calorimétrica de uma reação que não se completa dentro de alguns minutos ou não são obtidos resultados significativos no caso de processos que são complicados para reações paralelas. Contudo, há diversos tipos de reações que são susceptíveis de observação calorimétrica direta, por exemplo, as reações de neutralização e muitas reações iônicas de precipitação.
As reações inorgânicas estão amplamente envolvidas nas trocas de calor, essa troca, seja perda ou ganho pode ser medida através de um calorímetro e então depois de medir os cálculos são feitos de forma relativamente precisa e dessa forma podemos quantificar a quantidade de calor