Vygotsky e o conceito de mediação na aprendizagem.
Este artigo tem por finalidade apresentar a vida e obra de um dos maiores pensadores sobre o desenvolvimento do indivíduo e da espécie humana, Lev Semenovich Vygotsky.
Vygotsky nasceu em 1896, em Orsha, uma cidade localizada perto da capital de Bielo-Rússia. O menino Vygotsky cresceu em um ambiente muito propício para sua construção intelectual, vindo de uma família judaica, culta, com boas condições financeiras e incentivadores da leitura e de estudos. A maior parte de seu ensino foi realizado em casa, com professores particulares, logo após ingressou na Universidade de Moscou, onde cursou e concluiu o curso de Direito. Vygotsky também frequentou cursos de História e Filosofia, e aprofundou seus estudos em Psicologia, Filosofia e Literatura, o que vinha a dar uma grande contribuição para sua vida profissional e intelectual.
Assim como sua vida acadêmica, sua vida profissional foi bastante atribulada, Vygotsky foi professor e pesquisador em várias áreas, atuando em várias instituições, fez parte de grupos de estudos, lia, escrevia e dava conferências. Vygotsky deixou muitas obras escritas, trabalhos científicos dos mais variados temas. Em suas conferências, encantava seus espectadores pela sua convicção e clareza em suas próprias ideias.Vygotsky morreu em 1934, em decorrência de uma tuberculose. Suas obras ainda estão em intenso processo de descoberta e debate em vários países, incluindo o Brasil.
Vygotsky buscava por uma nova psicologia, onde o homem era um ser biológico e ao mesmo tempo social, durante esta busca Vygotsky constrói os principais pilares para seu pensamento. Neste texto aprofundamos um dos principais conceitos para se compreender a teoria vygotskiana: o conceito de mediação que consiste na relação do indivíduo humano com o mundo ser mediada por sistemas simbólicos.
Mediação, a grosso modo, seria a intervenção de um elemento intermediário numa