Vygotsky
BRUNA LIACHI BOND
PENSADOR: LIEV SEMEÓNOVITCH VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO
CURITIBA
2007
BRUNA LIACHI BOND
PENSADOR: LIEV SEMEÓNOVITCH VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia Cientifica do Curso de Pedagogia, 1º período, da Faculdade Internacional de Curitiba – Facinter.
Prof. ª Gisele Mugnol Santos.
CURITIBA
2007
SUMÁRIO
1 INTODUÇÃO 3
2 PENSADOR: LEV S. VIGOTSKY E A EDUCAÇÃO 4
2.1 MEDIAÇÃO 6
2.2 ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL 7
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS
ANEXOS
1 INTRODUÇÃO
O tema deste trabalho é a teoria da mediação e zona desenvolvimento proximal de Vygotsky. Este pensador criou o conceito de mediação baseando-se nas interações que desenvolvem as funções psicológicas superiores do ser humano, e a zona de desenvolvimento proximal que mostra a distância entre o conhecimento humano.
Os estudos de Vygotsky têm valor na área educacional, pois contribui para o desenvolvimento da criança no período de aprendizado.Sendo que o professor, atualmente, é o mediador do aluno. Cabe ao professor perceber e incentivar a criança, mostrando-a até onde ela pode ir.
As partes que compõe esse trabalho são a biografia, conceitos e obras de Vygotsky.
2 PENSADOR: LEV S. VYGOSTSKY E A EDUCAÇÃO
A educação é o fator principal para o desenvolvimento do país, porém, notamos que não é dada a devida atenção, pois o ensino ainda é muito precário e com algumas falhas nas suas metodologias de ensino.
O professor por não ser devidamente valorizado tanto economicamente quanto profissionalmente, não tem estímulos para aulas diferentes e dinâmicas, ficando sempre em sala de aula reproduzindo somente conhecimentos teóricos. Com