Vygotsky e piaget
O objetivo que será abordado neste trabalho é o pensamento de Vygotsky sobre o tema da relação entre desenvolvimento cognitivo e aprendizagem. Este assunto tem sido discutido por vários teóricos da Psicologia Cognitiva, que apresentam idéias a cerca do conceito de desenvolvimento, de aprendizagem, de conhecimento, e de como se processa a aquisição de conhecimento no indivíduo. Apresenta algumas idéias de Vygotsky sobre o assunto, tendo a consciência que nada ficará esgotado e muita coisa ainda restará para ser dito.
Para discorrer sobre o assunto, escolheu-se algumas abordagens sobre a influência que a psicologia sempre exerceu na Educação e sobre o pensamento filosófico, tema mãe de todas as áreas do conhecimento.
Será trazido, ainda, para leitura, o ambiente sócio-histórico-cultural, no qual Vygotsky viveu durante toda sua formação escolar, acadêmica e profissional.
São abordados os processos psicológicos superiores e os processo psicológicos elementares, fundamentação maior de seu pensamento.
Numa outra seção, é apresentada sua teoria sobre desenvolvimento cognitivo, tentando explanar o que Vygotsky elaborou de mais fundamental para o processo de aprendizagem humana, que foram suas idéias sobre Internalização e Zona de Desenvolvimento Proximal.
Pressupostos filosóficos e implicações educacionais do pensamento Vygotskyano
Vygotsky afirma que o indivíduo não tem acesso imediato aos objetos e sim aos símbolos, por isso a linguagem se interpões entre o sujeito e o objeto do conhecimento.
Sua obra pode trazer grandes contribuições para a área de educação, porém não pode encontrar soluções práticas na aplicação diária e isso se deve ao diálogo complexo entre teoria e prática.
A escola é imprescindível para a realização completa do desenvolvimento do indivíduo, uma vez que as atividades educativas são sistematicamente organizadas. O indivíduo tomando posse do conhecimento através dessas atividades adquire novas formas de pensamento, de