Vulnerabilidade
Centro 24 horas
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas
São serviços de saúde mental comunitários do Sistema Único de Saúde, destinados a prestar acompanhamento, por equipe Inter/multidisciplinar, a pessoas com problemas relacionados ao uso abusivo e dependência de álcool e outras drogas, na sua área de abrangência, ofertando cuidado na perspectiva das diretrizes e estratégias de redução de danos, reconhecendo cada usuário em suas singularidades, promovendo autonomia e reconstruções de laços sociais. O cuidado é sempre realizado através de Projetos Terapêuticos Individuais, norteado pelos direitos humanos.
O serviço atende demandas espontâneas e usuários encaminhados por unidades de saúde. O CAPS -Ad tem capacidade para acolher 7 usuários noite, além dos casos em situação de abstinência leve e moderada. O Centro terá atuação conjunta com outros serviços do Sistema Único de Saúde (SUS/Betim).
No CAPS-Ad serão oferecidos: atendimento ambulatorial psicológico, médico, social, terapia ocupacional individual e em grupo; oficinas e grupos terapêuticos; atendimento à família, permanência dia, permanência noite (quando indicado pelo Projeto Terapêutico Individual) e ações conjuntas com outros setores para inserção social do usuário.
O acolhimento dos novos usuários acontece de 8h às 17h.
Os usuários com intoxicação leve e moderada terão assistência no CAPS-Ad e as pessoas com intoxicação grave serão atendidas no Centro e encaminhadas para as Unidades de Atendimento Imediato (UAIs) ou Hospital Público Regional de Betim.
Atualmente são atendidos 40 pacientes dia e 7 pacientes que estão em internação.
Em tratamento são em média 400 pacientes.
Os pacientes mais graves hoje são mulheres, mais a maioria dos pacientes são homens.
A proposta é fazer um trabalho é fazer uma palestra em dois dias distintos com duas turmas de trinta alunos cada com a carga horária de 2 horas no máximo sobre doenças sexualmente transmissíves e prevenção.
Data