arte, criatividade e recreação
ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.
UNIDAS PROFESSOR TOLEDO
POLO ARAÇOIABA DA SERRA
A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas, o ensino e aprendizagem da arte ainda é bastante questionada na sua função educativa, o que deve ser feito? E o que realmente é feito nas aulas de arte? Para ilustrar esse questionamento apresentamos as lembranças do grupo sobre as aulas de arte.
Evailda - Lembro-me bem do meu primeiro dia de aula, muitas crianças chorando na entrada do portão, então fiquei imaginando que aquele lugar seria terrível, mas logo vi que ali seria um lugar de muitos amigos e divertimento. A minha primeira professora me deixou valores que tenho até os dias de hoje, lembro que orávamos antes de tudo, que me acalmava quando não conseguia fazer a lição.
Fiquei bem assustada quando passei para a 5º série na época, tínhamos um professor para cada matéria, mais uma vez vencemos nossos medos e cumprimos mais uma etapa.
No colegial eu já trabalhava então não consegui aproveitar muito com os colegas, lembro que fazíamos muitos e muitos trabalhos, que tínhamos que sair do 3º ano colegial sabendo o que queríamos ser quanto profissionais, éramos cobrados por todos, tanto professores como por familiares.
Jussara- lembro que nas séries iniciais eu fazia desenhos; pintava com guache e nas séries finais e ensino médio fazia mapas, maquetes, lembro de uma vez que fiz uma ampliação de uma figura num papel todo cheio de quadradinhos ficou perfeito, eu guardei durante muito tempo pena que não tenho mais. Lia muitos livros, fazia teatros, e muitos e muitos textos.
Lucimara-lembro que nas séries