macro economia
A Microeconomia auxilia famílias, empresas e o governo em tomar uma decisão como satisfazer as necessidades humanas, empregar recursos produtivos, estuda os monopólios oligopólios, concorrência perfeita e imperfeita e outros.
A Macroeconomia estuda como funciona a economia de um país, emprego e desemprego, renda, produto nacional, inflação, balança de pagamento e outros.
Para a economia a estrutura de mercado refere-se aos mercados e seus componentes, relatando as capacidades e disponibilidades de operar em concorrência ou não no mercado.
As estruturas de mercados são:
1 Concorrência perfeita ou pura
É uma estrutura do mercado de bens e serviços, visa descrever o funcionamento de uma economia, servindo de referencia para estudar as outras estruturas. No caso dos mercados de vários produtos agrícolas nessa estrutura a interação da oferta e demanda determina o preço. A concorrência perfeita se da pela união de quatro condições.
■ Homogeneidade do produto ou padronização: produtos iguais, vendedores diferentes, o consumidor não se importa com o produto dos dois vendedores, desde que o preço seja o mesmo.
■ Atomicidade: nenhum comprador pode trapacear para conseguir um melhor preço dos vendedores, nem os vendedores pode chegar ao ponto de influenciar o preço.
■ Liberdade de entrada e saída: cada recurso utilizado na produção possa entrar e sair do mercado e ser empregado em outros usos com plena facilidade.
■ Transparência do mercado: os consumidores precisam conhecer os preços dos bens e serviços desejados para saber se há lucro ou prejuízo.
2 Monopólio
Uma única empresa prestadora de bens e serviços, ela estabelece o preço de venda de determinados produtos, pois só há ela no mercado e não existe competição. Oliveira (2006,p.272-3) cita três exemplos a serem cumpridas para um monopólio ser definido:
■ Unicidade: quando o setor ou segmento é construído por uma única empresa produtora.
■ Imobilidade: quando são criadas barreiras