VPL-TIR
Atividade: Individual
Título: Vantagens e desvantagens do VPL e da TIR como critérios para análise de projetos de investimento
Disciplina: Matemática Financeira
Introdução
Quando se faz necessário escolher qual o projeto que deve receber recursos algum critério deve pautar essa decisão. No mercado atualmente os critérios mais utilizados para alcançar essa confiança são TIR e VPL.
A TIR fornece ao investidor a taxa interna em percentual exata do retorno de um projeto. Além disso, fornece também a taxa máxima de custo de capital que um projeto é capaz de suportar.
Já o VPL explicita em base diretamente monetária, o lucro líquido ou o prejuízo de um investimento a valor presente (descontando-se, por exemplo, a inflação no período).
Justificativa
Dependendo das informações que se tem em mãos no momento de decidir entre realizar um determinado investimento ou não, o conhecimento dessas duas técnicas pode determinar o sucesso ou fracasso da empreitada.
Dessa forma, se faz necessário conhecer os prós e os contras de cada modelo de análise de investimento para que essa decisão seja a mais assertiva e embasada possível.
Desenvolvimento
TIR
Vantagens: Ao apresentar uma taxa palpável (em percentual) como resultado, possibilita que os tomadores de decisão possam a comparar com o custo de capital de forma clara e objetiva.
Desvantagens: Assume que os reinvestimentos serão realizados de acordo com a taxa identificada no início. Dessa forma, se essa taxa for de um valor extremamente baixo ou extremamente alto, dificilmente os fluxos de caixa serão reinvestidos utilizando essa mesma taxa. Deixando assim de representar a rentabilidade referencial do investimento.
Outra desvantagem está quando ocorre mais de uma mudança no sinal do fluxo de caixa. Dessa forma é necessária a geração de uma nova taxa a cada inversão de sinal, dificultando grandemente a análise do investimento.
Para sustentar a tomada de decisão baseada na TIR, deve se verificar se