Anne Frank
O presente trabalho tem como finalidade a realização de uma análise dos fatos que ocorreram na Segunda Guerra Mundial, entre 1935 e 1945, envolveu interesses econômicos, mas foi marcada também pela defesa de interesses ideológicos que punham em disputa várias visões sobre a política, o grande efeito que a propaganda tem sobre a sociedade.
Em seu diário Anne Frank relata os acontecimentos sofridos durante esse período em que foram obrigadas há deixar tudo e todos para trás onde tiveram que viver vidas clandestinas, para que cada dia se tornasse mas um dia que conseguimos passar, mas um dia de sobrevivência.
Reiterando que a Declaração Universal dos Direitos Humanos, só pode ser realizado o ideal do ser humano livre, isento do temor e da miséria, se forem criadas condições que permitam a cada pessoa gozar dos seus direitos econômicos e sociais e culturais, bem como dos seus direitos civis e políticos.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Segundo relatos históricos após a Primeira Guerra Mundial, 1914 a 1918, a Alemanha foi forçada assinar o Tratado de Versalhes, em 1919. De acordo com seus termos, o país perdeu grande parte de seu território, alem de sofrer fortes restrições no campo militar, de exigir o serviço militar obrigatório e de possuir um exército superior a cem mil homens.
O Tratado de Versalhes foi considerado humilhante pelos alemães e vigorou sobre um país arrasado e caótico, tanto no aspecto político quanto no econômico. O período da crise estendeu-se de 1919 a 1933. Nesse panorama conturbado, o nazismo surgiu e se fortaleceu.
Diante da eminente derrota para os aliados, na Primeira Guerra Mundial, o imperador alemão Guilherme II, abdicou ao trono no final de 1918. Em 9 de novembro foi proclamada a Republica na Alemanha. Estabeleceu-se um governo provisório, liderado pelo Partido Social-Democrata, que assinou a paz com as outras nações e convocou eleições para uma Assembléia Nacional Constituinte.
O Partido