Voluntariado e terceiro setor
1.1 CONCEITO: Atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou de instituições privadas sem fins lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais e educacionais.
1.2 ORIGEM: Na década de 1860, surgiu com a Cruz Vermelha, em Genebra, na Suíça, através de Henry Dunant (1828-1910), que em campo de batalha no norte da Itália havia observado a quantidade de feridos e a insuficiência de serviços de saúde. Escreveu o livro “Memórias de Solferino”, no qual relatou essas cenas. Dunant sugeriu a criação de sociedades de voluntários treinados para atuarem nas eventualidades de guerra.
1.3 VOLUNTARIADO NO BRASIL: Obteve seu espaço através de trabalhos religiosos e assistencialistas de ajuda a pessoas menos favorecidas social e economicamente, através de doações de dinheiro, experiência e tempo de trabalho. Hoje em dia o trabalho voluntário se volta para a responsabilidade social e cidadania, comprometimento com a comunidade e consciência da participação no processo de redução das desigualdades entre pessoas e regiões. Além de defender os direitos do consumidor, do idoso e dos portadores de necessidades especiais.
4. VOLUNTARIADO EMPRESARIAL: São as atividades voluntárias de seus colaboradores. Ex: Quando seus funcionários ou aposentados passam a servir voluntariamente uma comunidade, com seu conhecimento, suas habilidades e parte de seu tempo, através do apoio formal da empresa.
1.5 AÇÕES DO GOVERNO: Na presidência de Getúlio Vargas, em 1942, foi aprovada a criação da Legião Brasileira de Assistência, com autoria da Primeira Dama Darci Vargas e tinha como objetivo principal auxiliar as famílias dos soldados enviados para lutar na Segunda Guerra Mundial. Após, passou a atender famílias carentes, de modo geral. Em 1967, por iniciativa do governo militar do General Castelo Branco, os estudantes universitários se engajaram no voluntariado por meio do Projeto Rondon,