volumetria de neutralização
Centro de ciências
Departamento de físico-química e analítica
Volumetria de neutralização
Analítica II (prática)
Marcelo Rodrigues Mota Borges
Professor (a): Fátima
Relatório para o dia 25/09/201
Objetivos
Preparar e padronizar soluções de padrão secundário;
Utilizar a solução padrão de NaOH para determinação de ácido acético no vinagre;
Quantificar a concentração de carbonato de sódio e NaOH na soda caustica com uma solução padrão de HCl;
Introdução
A volumetria de neutralização consiste em uma técnica muito utilizada para quantificar a concentração de substâncias desconhecidas. Em uma titulação, incrementos de solução de reagente (titulante) são adicionados ao constituinte (titulado) até a reação atingir o ponto de equivalência.
Alguns titulantes podem ser caracterizados segundo suas propriedades químicas e físicas podendo ser considerado padrões primários ou secundários. Para ser considerado um padrão primário é necessário que os reagentes obedeçam a alguns critérios como, por exemplo, não ser higroscópico, possuir massa molar elevada, não ser volátil entre outros. Reagentes que não possuem essas propriedades também poderão ser soluções padrão. As substâncias que não obedecem a esses pré-requisitos são conhecidas como padrão secundário. Nesta prática foi preparada uma solução primária que serviria para padronizar soluções secundárias. Esses padrões foram utilizados para quantificar a concentração de alguns compostos em substâncias comercias.
Resultados e discussão
Preparação das soluções
Para as determinações quantitativas do ácido acético no vinagre e o NaOH na soda caustica é necessário se trabalhar com as soluções de HCl e NaOH, ambas padrão secundário. Foram preparadas soluções de 0,1M e 250 ml para ambos reagentes. A massa do hidróxido de sódio necessária para se preparar essa solução foi calculada pela equação abaixo:
Essa seria a massa necessária para se preparar uma solução de