Volumetria de neutralização
Engenharia Química
Relatório da Prática Volumetria de Neutralização
Salvador, Bahia, Brasil.
2012.2
Química Geral II
Engenharia Química
Relatório da Prática Volumetria de Neutralização
Salvador, Bahia, Brasil.
2012.2
1.0 REFERENCIAL
Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias, onde o componente que se apresenta em uma maior quantidade que o outro componente, é denominado solvente, o qual pode dissolver outra substância. E os outros componentes, que estão em menor quantidade, denominados de soluto.
Conforme Russel, “A composição de uma solução é expressa pela concentração de um ou mais de seus componentes.”, logo se pode ver que a concentração se baseia entre o soluto e o solvente. Em Química, a unidade de concentração mais importante é a concentração molar, ou molaridade, que indica o número de mols de soluto suficiente para completar um litro de solvente. A molaridade é dada pela fórmula, M= n / V, sendo “n” o número de mols do soluto, e “V” o volume em litros da solução. Utiliza-se também a concentração molar para transferir uma solução que se sabe a molaridade, assim facilitando os cálculos para se obter a quantidade de mols de soluto.
A solução pode ser dividida em concentrada que apresenta uma concentração alta de soluto ou diluída, onde se tem uma quantidade baixa de soluto. Para haver uma diluição, adiciona-se mais solvente.
A titulação é um processo que determina as concentrações de uma substância desconhecida, que pode ser de natureza ácida ou alcalina. Quando a substância de concentração desconhecida é um ácido usamos uma base de concentração conhecida para determinar a concentração do ácido e vice-versa.
Já, os ácidos são aqueles onde toda substância que, em solução aquosa, sofre ionização, liberando como único cátion o H+. As bases, em solução aquosa, sofrem dissociação, liberando como único tipo de ânion o OH-. E os sais também em solução aquosa, sofrem dissociação,