VOCÊ E OS DESAFIOS :COMO LIDAR COM O RISCO E TOMAR DECISÕES RÁPIDAS ?
Rosires M. Silva
Você sempre acha que a sua vida é complicada, tem que tomar decisões com informações insuficientes, muitas vezes confusas, falta de tempo, mal-entendidos, problemas de comunicação, e tantos outros fatores que interferem ... e assim, imagine se tomar uma decisão errada !
Pode acontecer o trágico: Prejuízo ? Perda de tempo ? Perda do emprego ?
Conseqüentemente, há profissões que lidam rotineiramente com o risco, e o que pode acontecer de mais desagradável é ocorrer: a sua morte, a da sua equipe, e também de outras pessoas à sua volta.
Nesse caso, as pessoas normais ficam aterrorizadas e paralisadas, porém, se utilizarmos o exemplo de profissional como um bombeiro ou policial isso é normal , é situação de tensão , há riscos diariamente à sua volta.
E aí ? Como é que esses seres normais lidam com toda essa pressão e, ainda assim, conseguem tomar decisões acertadas? E o que podemos aprender com eles?
O que sempre importa é que as pessoas estudam muito mas, na hora de tomar decisões, deixam os manuais e regras, e seguem sua intuição, pois suas mentes são treinadas racionalmente para tomada de decisão e não uma outra qualquer.
Os desafios por nós vividas são revistos automaticamente por nosso cérebro e neste momento o “cérebro” como um verdadeiro centro de informações procura desvendar a situação identificando-a com algo semelhante com o que está acontecendo. Então , o cérebro toma a decisão por uma ação em fração de segundos.
A essa decisão instantânea a chamamos de intuição.
Porém, se observarmos situações extremas, as pessoas sempre dizem ter a solução certa. Quanto maior forem os riscos, os apuros e as pressões, menos se processa a busca de solução certa. O que importa é a solução rápida e ai temos obrigatoriamente que termos o auto controle bem definido e aguçado.
É importante lembrar que, o que conta