empreendedorismo
O conceito de empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil, especialmente nos últimos anos, tendo intensificado no final da década de 1990. Varias fatores explicam este repentino interesse pelo assunto, principalmente nos EUA, pais onde o capitalismo tem sua principal caracterização e também pelas fusões, aquisições, megafusões e alianças estratégicas ocorridas entra grandes organizações. Esta tendência nos conduz a concluir que há uma tendência de concentração de negócios realizados entre grandes organizações com oportunidades mais reduzidas para novos empreendimentos. Porem alguns estudos nos mostra o contrário, pois como estas fusões tem gerado sim uma nova onda de empreendedores, principalmente no Brasil, como mostra os relatórios de vários fomentadores do empreendedorismo no Brasil (SEBRAE, GEM, Endevour, etc.) onde a participação das MPE"s na economia tem aumentado significamente na última década.
Historicamente Richard Cantillon em 1775 foi o primeiro a usar o termo "empreendedorismo", para explicar a receptividade ao risco de comprar algo por um preço e vendê-lo em um regime de incerteza. Já 1803, Jean Baptiste Say, complementou definindo que quem abre seu próprio negócio é um empreendedor.
EMPREENDEDOR origina-se do termo francês entrepreneur, que significa uma pessoa que assume riscos e inicia algo novo. O empreendedorismo é o processo de iniciar um empreendimento, organizar os recursos e assumir as recompensas e riscos associados. EMPREENDEDOR é aquele que reconhece a viabilidade de uma idéia para um produto ou serviço e leva à ideia a diante, porem de forma consciente. É aquele que faz acontecer, antecipa-se aos fatos e tem uma visão futura da organização. São visionários, sabem tomar decisões, fazem a diferença, exploram ao Maximo as oportunidades, determinados, dinâmicos, dedicados, otimistas, independentes e constroem seu próprio destino.
EMPREENDEDORISMO significa coletar e organizar os