historia da america iii
Centro Educacional Claretiano
Curso de História – 3º ano / 2013 - 1º Semestre
HISTÓRIA DA AMÉRICA III - CICLO IV
Atividade: Realize pesquisas e escreva uma dissertação de, no mínimo, duas laudas, apresentando como ocorreram as ditaduras na América Latina. Com os resultados de sua pesquisa, esperamos que você consiga, estabelecer um entendimento sobre o estabelecimento dos regimes de exceção. Após realizar suas pesquisas, elabore um plano de aula que explore esse tema. Você poderá utilizar filmes e recursos audiovisuais para suas aulas.
O processo comunicacional e a comunicação de massa, apesar de constituir um campo de estudo relativamente novo, começaram a se consolidar na América Latina a partir dos anos 70, são aspectos de interação social que são explorados há bastante tempo, inclusive por “governantes” brasileiros.
O discurso como forma de manipulação, se enquadra no estudo da comunicação como elemento dominador, persuasivo e inclusive ideológico. O discurso dominante verbaliza a fala, os princípios, os anseios e os ditames da oligarquia que detém o poder num determinado contexto. Qualquer discurso de um presidente, monarca, ditador ou ministro de Estado constituiria um exemplo de discurso dominante.
É interessante notar que o discurso político aos olhos da comunicação social, pode ser investigado como forma de conversação, diálogo, ou como forma de aproximação do emissor com o receptor.
Uma ditadura não é um sistema simpático para o povo que ela oprime. O caráter anti-social do regime raramente permite que a permanência de uma imagem positiva dos seus líderes após o fim do regime. Por isso era necessário mais do que o esforço de propaganda. Era preciso criar o sentimento de dependência dos trabalhadores; criar uma ligação que agüentasse a volta da democracia.
A idéia vendida pelas propagandas não tinha caráter conscientizador, ao contrário, utilizava-se do misticismo para promover a manipulação e o engano. A