Case ibm
IBM Institute for Business Value
Capitalizando na complexidade
Visão do Global Chief
Executive Officer Study
Este estudo se baseia em conversas presenciais realizadas com mais de 1.500 CEOs de todo o mundo.
Samuel J. Palmisano
Presidente, Presidente do Conselho e CEO
IBM Corporation
Carta do presidente
Uma mensagem aos colegas CEOs
No primeiro capítulo deste relatório sobre como lidar com a complexidade, o CEO de uma empresa de produtos industriais chama o ambiente econômico de 2009 de “chamada de atenção”.
Concordo. Eu acrescentaria unicamente que foi apenas o mais recente alerta de uma série que soou durante a primeira década deste novo século. Em um período muito curto, conscientizamo-nos da mudança climática global; das questões geopolíticas em torno do abastecimento de energia e água; das vulnerabilidades das cadeias de suprimento de alimentos, medicamentos e até mesmo talentos; e das calculadas ameaças à segurança global.
O denominador comum? As realidades — e desafios —da integração global.
Ocupamos um mundo que está conectado em várias dimensões e em nível profundo — um sistema global de sistemas. Isso significa, dentre outras coisas, que ele está sujeito a falhas em nível de sistema, o que requer pensamento em nível de sistema sobre a eficácia de suas infraestruturas físicas e digitais.
É esse nível sem precedentes de interconexão e interdependência que sustenta as comprovações mais importantes contidas neste relatório.
Nessa visão reveladora das agendas dos líderes empresariais e do setor público globais, três perspectivas amplamente compartilhadas ganham relevância. 1) Os líderes mundiais dos setores público e privado acreditam que uma rápida expansão da “complexidade” é o maior desafio que estão enfrentando. Preveem que isso continue — e, certamente, se acelere — nos próximos anos.
2) Têm idêntica clareza de que suas