CASE IBM 90`S - SWOT
Considerando o estudo de caso da empresa IBM nos anos 90`s, onde enfrentou problemas com a queda de receita dos mainframes entre 1990 e 1993, realizamos a análise SWOT, onde analisamos suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, na qual apresentamos e discutimos em sala.
Através disto identificamos possíveis soluções.
Análise SWOT
Interna
S = Forças
Ajuda
Interna
W = Fraquezas
Atrapalha
Externa
O = Oportunidades
Ajuda
Externa
T = Ameaças
Atrapalha
Forças
- Pesquisa de novas tecnologias
A IBM tinha como um ponto bem forte a pesquisa em Tecnologia (por mais que não tinha a capacidade de transformar as mesmas em ofertas ao mercado), de qualquer forma, inventou Chips de memória, banco de dados relacional, linguagens de computadores (Ex. Fortran) e fez muitos avanços em materiais como Litografia de chips e gravação em meios magnéticos por exemplo.
- Líder no mercado de Mainframe A IBM era líder no mercado de mainframes, apesar das vendas do s/390 terem caído, a marca já estava consolidada no mercado.
- Presença Mundial
A presença em diversos países oferecia maior apoio aos clientes e gerava maiores oportunidades de negócio, fortalecendo mais a imagem da empresa.
Fraquezas
- Falta de planejamento Estratégico
Através do artigo em questão temos a nítida noção que até o momento do novo presidente assumir em 1993 faltava um planejamento estratégico na empresa. Vemos que no inicio da década de 90, perante as novidades e transformações do mercado, a IBM estava de certa forma perdida. - Falta de Planejamento Financeiro
Também identificamos que junto a falta de planejamento Estratégico o planejamento financeiro também era inexistente, pois consiste em um processo de administrar renda, investimento e despesas. A IBM ainda investia em tecnologia (não sabendo transformá-las em ofertas) não conseguindo assim viabilizar em realidade alguns projetos.
- As informações sobre o