Case Intel
RESUMO
Este artigo identifica alguns aspectos particularmente interessantes do case elaborado pela HBS sobre a Intel, descrevendo, de forma resumida, a trajetória da Intel desde sua fundação até se tornar a segunda empresa em valor de mercado do mundo. Particular realce é dado a dois momentos de mudança estratégica da empresa. O primeiro, quando a Intel abandona a produção de memórias e o segundo, quando, no final do século passado, altera radicalmente sua missão, passando de uma empresa produtora de componentes eletrônicos para uma empresa fornecedora de soluções para o mercado da internet. Essa última mudança ocasiona, também, uma radical alteração no modelo de negócio da Intel. Cada mudança estratégica foi fortemente influenciada por alterações no ambiente competitivo, mas sempre apoiadas pelo desenvolvimento tecnológico - identificado como competência fundamental - e base para o sucesso continuado da empresa durante quatro décadas.
Palavras-chave: Intel Corporation, microprocessadores, estratégia corporativa, mercado de componentes eletrônicos, investimentos em P&D.
1. Introdução
Este trabalho se baseia no case Intel Corporation 1968-2003, editado pela Harvard Business School (CASADESUS-MASANELL, 2010). O ponto de partida da narrativa ocorre em setembro de 2000, quando as ações da Intel alcançaram um recorde histórico, fazendo com que o valor de mercado da empresa atingisse US$ 510 bilhões, tornando-a a segunda mais valiosa empresa mundial.
A Intel iniciou suas atividades como um “spin-off” da corrida armamentista e espacial no “Vale do Silício” na Califórnia. Seu negócio central era produção de memórias, baseada em forte investimento em pesquisa e desenvolvimento. Essas pesquisas levaram ao desenvolvimento do microprocessador em 1971, mas que só amadureceram para se tornar o novo campo de atuação da empresa na década seguinte. No final da década de 90, nova mudança de orientação estratégica é introduzida e a empresa se