Parque cecap
O ponto de partida para a elaboração do conceito foi a analise do terreno e do entorno. Nossa pesquisa foi direcionada a pontos específicos que acreditamos serem relevantes na elaboração de um projeto para um novo bairro. Os pontos são: A história do lugar, as pessoas que vivem lá, as potencialidades do espaço e a relação com o entorno.
A história do lugar: A Barra funda onde está localizado o terreno caracterizou-se historicamente pela implantação da ferrovia e por ser um bairro misto (área industrial e de habitação operária). Indicando que as pessoas que lá vivam estavam condicionadas a trabalhar, conviver e morar no mesmo bairro.
Esse condicionamento “estabelecido” pelas grandes indústrias promoveu um estilo de vida muito típico da época, onde o trabalho, o comercio e as habitações eram muito próximas, fazendo com que a população se relacionasse mais com o bairro. As casas eram pequenas e o convívio acontecia na rua. Os imigrantes italianos trouxeram para a Barra Funda muito desse convívio que estava relacionado aos jogos de bocha, a conversa nas esquinas e janelas, as reuniões à noite nos bares ou nas cantinas.
A nossa proposta para esse ponto é criar um projeto que resgate essa relação com o bairro, esse convívio. Um bairro onde as pessoas possam executar as suas atividades diárias a pé, que estejam voltadas menos para a habitação e mais para o convívio externo, um bairro onde caminhar seja mais que uma proposta, que seja uma motivação.
Para isso vamos valorizar as edificações mistas, com estares externos para o convívio, que tenham um gabarito baixo para o conforto visual de quem caminha e criar praças que promovam a relação de todos os moradores do bairro.
As pessoas que vivem lá: Hoje vemos um fenômeno que se repete por toda a cidade, as grandes construtoras levam grandes investimentos para uma área, destinado a media / alta e alta renda, criando grande constrangimento para as pessoas da baixa renda que já viviam lá, que