Parque cecap
Os espacos institucionais - intervenção
Guarulhos, 2011
A gleba de intervenção localizada no Bairro do Pq. Cecap, em Guarulhos, trata-se de terrenos não utilizados, grandes lotes sem uso definido. O inicio da pesquisa se dá justamente pelo questionamento dos grandes “vazios” em meio de um bairro já estabelecido e que hoje, devido ao crescimento urbano, pode-se considerar uma região central do município. O aprofundamento do estudo sobre a implantação original do projeto de Artigas para o Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado –
O CECAP nos aponta diversos usos e equipamentos para estas áreas não aproveitadas e que por eventual motivo político da época, não houve continuidade.
Estas glebas permeiam a implantação dos edifícios habitacionais do Pq. Cecap, entre equipamentos (alguns originalmente projetados por Artigas e outros mais recentes). Devido às dimensões destes terrenos, eles se transformam em barreiras físicas entre os bairros da região (Vila Barros, Vila Fátima, Cumbica), não existem vias suficientes que permitam viabilizar a conexão entre essas regiões.
Todo o bairro possui infraestrutura, mas mesmo assim essas glebas nunca foram utilizadas. Em comparação com as grandes cidades como São Paulo, terrenos maiores ou até mesmo lotes menores sem uso definido, por muito tempo, acabam sendo utilizados de forma ilegal e sem controle. Mesmo após quase 40 anos de implantação do Cecap, isso não aconteceu, mas as possibilidades só aumentam, visto que, estamos trabalhando no município de Guarulhos que nos últimos anos teve um alto crescimento populacional.
Esta é uma justificativa que nos mostra a urgência em realizar um planejamento para essa região. As grandes glebas não utilizadas acabam formando eixos físicos, que com o estudo sobre o projeto original para a região, podemos observar que se define em um grande espaço destinado ao uso institucional, com a presença de equipamentos como comércio central, teatro de arena e estádio