Laboratorio de Fisica 2 - Principio de Arquimedes
Resumo
O experimento visa à observação do princípio de Arquimedes. Os experimentos realizados consistem na determinação da densidade relativa do álcool, da água, do ferro, nas medidas do empuxo hidrostático de corpos de massa e volumes diferentes em dois líquidos distintos: álcool e água.
Introdução
Os fluidos, diferentemente dos sólidos, são incapazes de suportar esforços constantes de cisalhamento, assim deformam-se para encher (ocupando o um espaço referente ao volume) qualquer recipiente, independentemente do formato. Quando um corpo qualquer está imerso em um fluido, como a água ou o álcool, por exemplo, esse fluido exerce sobre o corpo uma força perpendicular à sua superfície e em todos os pontos dela.
O principio de Arquimedes enuncia que um corpo estando completamente ou parcialmente imerso em um fluido estará sobre ação de uma força para cima igual ao peso do fluido que o corpo desloca, esta força é denominada empuxo. O empuxo está relacionado a uma função da diferença de pressão (P1 – P2) que atua no corpo em virtude da diferença de altura (h) entre a superfície do corpo e sua base, conforme a figura abaixo:
fig 1.: bloco imerso num fluido A partir das leis de Newton é possível definir que o empuxo (E) é igual a μVg. O empuxo depende do volume do fluido que é deslocado pelo corpo imerso e da densidade correspondente do fluido, se o peso do corpo e o empuxo possuírem o mesmo valor (intensidade), o corpo permanece em equilíbrio. A densidade relativa de um corpo é igual a razão da densidade de uma substância em relação à densidade de um material de referência.
Fundamentação Teórica
Conta à história que Arquimedes, físico, matemático e filósofo grego foi convocado pelo rei da sua cidade para resolver um problema. O rei desconfiado do material utilizado para confeccionar sua nova coroa convida o físico para descobrir se o objeto era de ouro maciço ou algum outro metal mais barato. Então Arquimedes, constatou após entrar em uma