Principio de Arquimedes
MANAUS-AMAZONAS 2014
Orientador(a): Denise Andrade
Alunos:
Turma:
MANAUS-AMAZONAS 2014
SUMÁRIO 1. OBJETIVOS 1
2. INTRODUÇÃO 2
3. MATERIAL UTILIZADO 3
4. PROCEDIMENTOS 4
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
6. PROCEDIMENTOS E RESULTADOS 6
6.1. QUESTÕES 6
7. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO 6
8. BIBLIOGRAFIA 6
9. APÊNDICES E ANEXOS 6
MANAUS-AMAZONAS 2014
1.OBJETIVOS
Neste experimento, tem-se como objetivos estudar conceitos relacionados ao Princípio de Arquimedes, observar experimentalmente a validade do Princípio e, através de suas aplicações, determinar a densidade de corpos imersos em líquidos de densidade conhecida e de líquidos nos quais são imersos corpos com densidade conhecida.
2. INTRODUÇÃO
Arquimedes deduziu este principio após receber a responsabilidade de verificar a autenticidade de uma coroa feita para o rei Hierom II. Ele tinha que testar, sem destruir o objeto, se era de ouro puro ou se teria sido adulterado com um metal mais barato. Arquimedes colocou uma balança dentro de uma grande bacia e pois em um lado a coroa, no outro uma pepita de ouro puro com a mesma massa da coroa depois encheu a bacia com água até cobrir a coroa e a pepita e verificou se algum lado da balança se inclinava, se inclinasse a coroa era adulterada. Segundo Arquimedes "Todo corpo mergulhado em um fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo." Essa força que o fluido exerce e denominada EMPUXO (E) e sua intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.
E = -Mg
E = -Mg
E = Mg
Sendo M a massa do fluido deslocado, e g a aceleração da gravidade. Sendo assim a massa de fluido deslocado pode ser associada ao seu volume e, logicamente, ao volume submerso do corpo da seguinte maneira ( corpos com densidade uniforme)
Onde Nestas equações temos