Relatorio 1 Hidrostatica Fisica 2
Física II – Práticas de Laboratório
Relatório da 1ª Experiência em Laboratório de Física II
Hidrostática – Professor Renato M. Pugluise
Turma Edifícios Noite
São Paulo – SP
2015
Faculdade de Tecnologia de São Paulo
Física II – Práticas de Laboratório
Relatório da 1ª Experiência em Laboratório de Física II
Hidrostática – Professor Renato M. Pugluise
Turma Edifícios Noite
Grupo:
Ariane Cristina 14111807
Daniel Lima 14106549
Maycon Santiago 14112626
Karina Miho 14111763
Sarah Felício 14106611
São Paulo – SP
2015
Introdução
Estes experimentos, através do princípio de Arquimedes, buscou encontrar a massa de dois metais, que formaram uma liga, e determinar a densidade de um líquido.
Antes de iniciar tais procedimentos verificamos a validade do princípio de Arquimedes e assim comprovar a teoria que embasa a Hidrostática que conhecemos.
Resumo Teórico
Arquímedes em seu estudo do comportamento dos sólidos mergulhados em um líquido observou que, a força exercida pelo líquido sobre o objeto imerso era de módulo igual ao peso do líquido deslocado, tinha mesma direção e sentido contrário, essa força foi denominada empuxo.
Diz a lenda, que o sábio grego Arquimedes o descobriu enquanto tomava banho, quando procurava responder a Hierão II, rei de Siracusa, se sua coroa era realmente de ouro puro. Hierão, assim que se tornou rei de Siracura, mandou fazer uma coroa de ouro, para ofertar aos deuses imortais. Para isso, contratou um homem e ofereceu-lhe uma grande quantidade de ouro; na data prevista, o homem trouxe-lhe a coroa executada na perfeição, que tinha o mesmo peso do ouro fornecido.
Porém, correram rumores de que parte do ouro havia sido subtraído, e substituído por prata. Hierão ficou indignado com a fraude, e sem saber como o roubo poderia ser descoberto, passou o problema para Arquimedes.
Um dia, enquanto tomava banho na banheira, Arquimedes observou que, à