moral
Moral: é um conjunto de regras assumidas e aceitas, livres e conscientemente pelos individuos para a organização de um grupo social, segundo os valores do bem e do mal.
A moral responde à pergunta: o que devo fazer? Portanto, é um conjunto dos nossos deveres que já estão internalizados em nossa vida desde o nosso nascimento (pela família, pela escola, igreja, sociedade e grupo social ao qual pertencemos).
A ética e a moral são construções sociais e históricas. Isto é, elas vão mudando de tempos em tempos e mudam, também, quando há mudanças políticas, sociais e formas de conhecimentos que aqui iremos chamar de epistemologias. Isto quer dizer que, quando há mudanças na forma de conhecer, de compreender o mundo, as pessoas e todas as coisas os costumes também se alteram. Ou melhor: a ética e a moral são alteradas, modificadas de acordo com o tempo histórico e as relações sociais.
Ética ou Filosofia moral: é a reflexão sobre noções e princípios que fundamentam a vida moral. É o conjunto de princípios e valores que norteiam as escolhas, a ação moral. Qualquer escolha que o sujeito faça está fundamentada em um princípio ético.
Resumindo, a moral é um conjunto de regras aceitas por um grupo que definem nossas escolhas em três dimensões: O que queremos fazer? O que podemos fazer? O que devemos fazer? Nem tudo que queremos fazer, podemos ou devemos. Em contrapartida, nem tudo que podemos e devemos... queremos!!! Como fazemos para decidir? O que irá nortear nossas escolhas, nossas decisões é, finalmente, a ÉTICA (pode ser a cristã, não-cristã, profissional etc). Portanto, ética e moral não se separam.
Amoral: É tudo aquilo que não é nem contrário nem conforme a moral, que é privado de qualificação moral. Ou seja, é toda pessoa que não tem senso do que sejam moral e ética, sendo a questão moral desconhecida ou estranha para este indivíduo, portanto, este “não leva em consideração preceitos morais”.
Imoral: É tudo aquilo que é considerado desonesto,