moral
Moral é um conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. O termo tem origem no Latim “Morales” cujo o significado é “relativo aos costumes”.
As regras pré-definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas, sendo uma palavra relacionada com a moralidade e com os bons costumes, que distingue o bem e o mal, ou a violência dos atos de paz e harmonia, através da consciência individual.
O que determina o sentido moral de cada indivíduo são os princípios morais como a honestidade, a bondade, o respeito, etc. O que regem a conduta humana e as relações saudáveis são os valores universais. Enfim a moral orienta, julgar, o comportamento moral de cada indivíduo, diante das normas instituídas pela sociedade ou por um determinado grupo.
Há duas expressões que podemos usar para melhor entender. Na filosofia, moral tem um significado mais abrangente que ética, e que define as ‘Ciências de espírito”, que não são expressamente físicas no ser humano. Hegel, foi Filósofo e ideólogo alemão, um dos mais influentes da filosofia, ele diferenciou a moral objetiva e a moral subjetiva. Moral objetiva, remete para a obediência ás leis morais que são estabelecidas pelos padrões, leis e tradições da sociedade. Já a Moral subjetiva, aborda o cumprimento de um dever pelo ato da sua própria vontade.
Já a expressão Moral da história, é utilizada bastante em fábulas e contos populares, depois de uma história que indica a lição que se é possível aprender com essa narrativa. Na literatura infantil, a moral se resume a uma conclusão da história narrada, cujo objetivo é transmitir valores morais entre o certo e errado, bom e mau, bem ou mal, que possam ser aplicados nas relações sociais.
Conclusão: A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver, independe das fronteiras geográficas, garante uma
identidade