TECNICO
*
LÍQUIDOS PELO PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
E
Maria Nazareth Stolf Montanheiro
Departamento de Física – UNIMEP
Piracicaba – SP
Resumo
1
Neste trabalho, será apresentada uma experiência simples para determinação de densidade de sólidos e líquidos pelo princípio de
Arquimedes, cujo equipamento básico é uma balança comum de laboratório (balança de dois pratos ou com um prato e contrapeso do outro lado).
Palavras-chave: Densidade de sólidos, densidade de líquidos, princípio de Arquimedes, empuxo.
I. Introdução
Define-se massa específica ou densidade de uma substância como a razão entre sua massa m e seu volume V: ρ =
m
.
V
A densidade relativa (a um padrão), por sua vez, é a razão entre a massa específica da substância e a massa específica do padrão. Adota-se comumente como padrão a água pura a 4ºC, cuja densidade é 1,0 g/cm3. Assim sendo, a densidade relativa e a densidade de um corpo na unidade de g/cm3 (sistema CGS) são numericamente iguais.
Na obtenção da densidade de sólidos e líquidos muitas vezes não dispomos de meios para determinar corretamente o seu volume.
A maioria das experiências realizadas em aulas práticas de Física utiliza o princípio de Arquimedes e uma balança de molas (como a balança de Jolly ou dinamômetros) como equipamento básico para determinação de densidade.
Neste trabalho, apresentaremos uma experiência muito simples para determinação de densidade de sólidos e líquidos pelo princípio de Arquimedes, cujo
* Publicado no Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 7, n. 2, ago. 1990.
1
Resumo e palavras-chave elaborados pelos editores.
120
equipamento básico é uma balança comum de laboratório (balança de dois pratos ou com um prato e contrapeso do outro lado).
Esta experiência pode ser executada por alunos do ensino médio, do primeiro ano de cursos superiores ou de 8a série (os professores de Ciências deverão fazer as necessárias simplificações ao