fluidos
RESUMO
O presente relatório é resultado de um experimento realizado sob a supervisão do Prof.Antônio Luiz Fernandes Marques para o curso de Física II na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Tem como principal objetivo verificar a validade e aplicar o Princípio de Arquimedes, bem como verificar e mediar a tensão superficial de um fluido. O experimento foi realizado no laboratório de física no Instituto de Física e Química(IFQ) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) durante as aulas do curso. Foram utilizando diversos instrumentos analógicos e digitais para verificar o principio de Arquimedes e a tensão superficial.
Palavras-chave:Principio de Arquimedes.Tensão superficial.Medidas.
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO
O experimento que foi realisado no laboratório de física 2, teve como principais objetivos verificar a validade e aplicar o Príncipio de Arquimedes, além de verificar a existência e ainda medir a tensão superficial de um fluido.
O Príncipio de Arquimedes tem como principal ideia uma força que “empurra” verticalmente para cima um corpo que está submerso em um líquido. Essa força tem nome de empuxo e o calculo da mesma se dá por:
Onde:
E : Empuxo µ:Densidade do fluido
Vd : Volume deslocado g : gravidade ( 9,8m/s2 )
Através de alguns experimento simples como a medição do peso de cada material utilisado, além das dimensões, submergindo os materiais na água e assim reparando nessa força já mencionada pode-se ter conclusões e resultados como o peso aparente, calculado com as dimensões de cada prisma e pode-se ver com ajuda da fórmula já mencionada, o peso do material submerso na água.
Além de poder fazer o experimento com a finalidade de se analisar os Princípios de Arquimedes, no laboratório foi também constatado a existência de uma tensão superficial, e após essa constatação, pode-se medir a tensão superfícial da água, o resultado foi possível pelo fato de se ter usado um disco em contato com a água, porém não o