Movimentação de Materiais - Classificação e Codificação
Introdução
A proposta de Classificação e Codificação tem como objetivo a melhoria da Gestão Empresarial. Buscando facilitar e otimizar a identificação e localização dos itens em estoque. Bem como, facilitar a comunicação interna na empresa, evitar a duplicidade de itens; facilitar a padronização de materiais, permitindo as atividades de gestão de estoques e compras; obter um controle contábil dos estoques permitindo o pleno controle de estoque e de compras em andamento e de recebimento.
A classificação material visa estabelecer a identificação, a codificação, o cadastramento e a catalogação de todos os materiais da empresa, para agrupar de maneira uniforme e segundo critérios predefinidos, os dados identificadores dos diferentes itens de material empregados em uma empresa, de forma que fossem fornecidos e divulgados os elementos necessários aos diferentes fins de suprimento. Na codificação, proporcionará uma linguagem comum entre parceiros comerciais contribuindo para a eficácia no processo de comercialização dos produtos.
Como percebemos as empresas sempre se preocuparam em identificar com facilidade a grande quantidade e diversidade de seus materiais. Pois a codificação representa por meio de um conjunto de símbolos alfanuméricos ou simples numéricos as características dos materiais, de maneira racional, metódica e clara, podendo traduzir como exemplo o Código EAN. Assim, alcançara o objetivo, definindo a sua catalogação, simplificação, especificação, normalização, padronização e codificação e todos os materiais componentes do estoque da empresa.
SISTEMAS DE CODIFICAÇÃO
Existem diversos sistemas de codificação:
1. Sistema Alfabético os materiais são codificados de acordo com as letras do alfabeto;
2. Sistema Alfanumérico
A possibilidade de combinar letras e números possibilita uma maior flexibilidade nos dados;
3. Sistema numérico
Possui enorme amplitude, tendo inclusive variações importantes, dentre as quais se destaca o