processos gerênciais
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A
EMPRESA B.O.N.I.T.A LTDA
TURMA 2ºAN
PROFESSOR JORGE LUIZ CAMPOS
SÃO BERNARDO DO CAMPO – OUTUBRO/ 2014
Decisões Rápidas e Decisões Apressadas
Imagine a pior coisa que pode acontecer se tomar uma decisão errada. Prejuízo? Perda de tempo? Perder o emprego?
Existem várias profissões que lidam diariamente com o risco, e a pior coisa que pode acontecer é bem mais desagradável: morrer - você, sua equipe, e mais um bando de gente à sua volta.
Em situações assim, pessoas normais estariam tão aterrorizadas que certamente ficariam paralisadas. Mas se um bombeiro ou policial fizer isso numa situação de tensão, colocará em risco todos à sua volta. Então como é que esses seres normais lidam com toda essa pressão e, ainda assim, conseguem tomar decisões acertadas? E o que podemos aprender com eles?
Baseado nos depoimentos de pessoas que, sob altíssima pressão, tem que tomar decisões de vida ou morte. Por exemplo, enfermeiras de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), pilotos de combate (caças e helicópteros), bombeiros e até pilotos de tanques de guerra M-1 ,conseguimos enxergar o quão importante é o “ pensar rápido “
Pessoas que sempre estudam e dominam a área que atuam passam a agir em determinado momento no “piloto automático “ não precisando mais de seus manuais .
Quando você encontra uma determinada situação, seu cérebro revê seu catálogo de lembranças e procura algo que se assemelhe o máximo possível com o que está ocorrendo. Com base nisso, o cérebro decide imediatamente por uma determinada ação ou estratégia. Tudo isso ocorre em milionésimos de segundo. É a intuição.
Visto desta forma, a intuição é na verdade um aprendizado - temos que aprender a ver e reconhecer rapidamente o que está acontecendo.
Diz a teoria clássica da Tomada de Decisões que você deve:
a) Identificar opções.
b)