Vocabulário Arquitetônico
Arquivolta
É uma moldura concêntrica ao arco e colocada no exterior do próprio. É um elemento arquitetônico decorativo utilizado em conjuntos, emoldurando uma abertura em circulo, onde é referida geralmente em portais de igrejas e catedrais, tanto românicas e góticas.
Cornija
Ornato que assenta sobre um friso; ornato saliente por cima duma porta. É uma faixa horizontal que se destaca na parede. Serve para acentuar as nervuras nela empregada. Bastante utilizada na arquitetura grega.
Abóbada
Construção que cobre unir espaço, acima do qual se mantém por si só. É uma construção em forma de arco do qual se cobrem espaços compreendidos entre muros, pilares ou colunas. Compõe-se de peças lavradas em pedra especialmente para este fim, denominadas aduelas, ou de tijolos apoiados sobre uma estrutura provisória de madeira, o cimbre*.
Seu uso era generalizado durante o império Romano e durante o Renascimento foi recuperado os valores estéticos da arte clássica, e com, eles a abóbada de berço.
Cimbre* - É uma armação de madeira ou metal, que serve de molde durante a construção de um arco, abóboda, ou cúpula em alvenaria.
Rosácea
É um elemento arquitetônico ornamental usado no seu em catedrais durante o período gótico. Trata-se de uma abertura circular onde um desenho geométrico de bandas de pedras é preenchido em vidro colorido, o vitral*. As cores são fortes, acentuando o realismo da representação pela combinação de variados tons da mesma cor.
Foi introduzida no período gótico durante a reforma da Basílica de Saint-Denis, pelo Abade Surger.
Vitral* - É um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos, que geralmente representa cenas ou personagens. É um dos elementos