utilização do aço
No atual estágio de desenvolvimento da sociedade, é impossível imaginar o mundo sem o uso do aço. A produção de aço é um forte indicador do estágio de desenvolvimento econômico de um país. Seu consumo cresce proporcionalmente à construção de edifícios, execução de obras públicas, instalação de meios de comunicação e produção de equipamentos.
Esses materiais já se tornaram corriqueiros no cotidiano, mas fabricá-los exige técnica que deve ser renovada de forma cíclica, por isso o investimento constante das siderúrgicas em pesquisa. O início e o processo de aperfeiçoamento do uso do ferro representaram grandes desafios e conquistas para a humanidade.O aço está nas atividades humanas, sonhos de consumo, esperança de cura, intimidade dos lares, ideais de um futuro melhor. Está presente no nosso dia a dia mesmo antes de nascermos. Em tudo o que fazemos, a toda hora e em qualquer lugar, é material essencial à vida. Resistente, durável, é 100% reciclável, está presente nas mais diversas ocasiões e, por isso, muitas vezes torna-se invisível.
A Vila do Aço apresenta as aplicações do uso do aço no dia a dia, na indústria, nos transportes, na infraestrutura, no campo, oferecendo novas alternativas para a construção civil. Demonstra diversas formas de uso de coprodutos do processo siderúrgico na indústria da construção civil, pavimentação, cerâmica, agricultura e fabricação de cimento. O uso de coprodutos transforma um potencial passivo em ativo ambiental.
O aço começa a ser utilizado ainda no início das cadeias produtivas, quando dá forma a máquinas que servirão para fazer produtos necessários ao bem-estar da população. Alimentos, eletrodomésticos, materiais de higiene e limpeza, automóveis, todos os produtos industrializados dependem de máquinas e bens de capital para existir e o aço é a sua matéria prima básica. Tipo de Aço
Há um número muito grande de formas e tipos de produtos de aço. A grande variedade dos aços disponíveis no mercado