Resenha Critica Deontologia
O intuito da Palestra foi de apresentar uma visão geral das responsabilidades e deveres do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Ceará.
O CRF como os demais conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas, são autarquias corporativas federais, com poder de polícia administrativa, financeira e autonomia administrativa. Sua missão é Valorizar, Normatizar, Orientar, Disciplinar e Fiscalizar, o pleno exercício profissional intervindo ativamente nas políticas de saúde, garantindo o cumprimento das legislações especificas, e assegurando serviços de qualidade a população. O Conselho não esta a serviço de encobrir o mal farmacêutico e sim em zelar pela profissão e apoiando os bons farmacêuticos.
O Conselho tem como embasamento as leis 3820/60 e 6.839/80, juntamente com o Código de Ética Farmacêutica que regem as atribuições que devem ser cumpridas.
Dando ênfase no que foi citado na palestra além dos deveres, o CRF-Ce tem muitos desafios, em relação ao reconhecimento da importância da profissão perante a sociedade, união e participação da categoria, implementar parcerias, e a valorização dos profissionais de saúde em geral. Sem falar de não ter representação dentro do congresso e assembléia, onde dificulta mais um pouco para que haja a aprovação de leis e MP’s.
Um dos serviços prestados no Conselho é a promoção de cursos, congressos e ofertas de emprego para cada vez mais capacitar os farmacêuticos.
Além de todas as dificuldades de reconhecimento da população, ainda existe a disputa de mercado com os Biomédicos e Bioquímicos, por isso uma maior fiscalização do CRF para acabar com os maus farmacêuticos.
Como foi citada na palestra, a importância da fiscalização é fiscalizar o exercício profissional, onde tem um profissional farmacêutico, o conselho fiscaliza, prevenindo para que não haja a má conduta, que é