A UTILIZAÇÃO DE LIGAÇÕES SOLDADAS EM ESTRUTURAS DE AÇO
ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL
A UTILIZAÃÃO DE LIGAÃÃES SOLDADAS EM ESTRUTURAS DE AÃO
GUSTAVO DE MELO BORGES
RODRIGO GRATÃO
ORIENTADOR: PROF. ORLANDO FERREIRA GOMES
Goiânia
2014
GUSTAVO DE MELO BORGES
RODRIGO GRATÃO
A UTILIZAÃÃO DE LIGAÃÃES SOLDADAS EM ESTRUTURAS DE AÃO
Trabalho final escrito para a conclusão do curso de graduação em Engenharia Civil, na Escola de Engenharia Civil, da Universidade Federal de Goiás, sob orientação do Prof. Dr. Orlando Ferreira Gomes.
Goiânia
2014
1. Introdução
1.1. Aspectos Gerais
O processo de soldagem visa a união de duas peças através da interposição de material adicional e aplicação de altas temperaturas, geralmente obtida através de energia de baixa voltagem e alta amperagem, garantindo a continuidade das propriedades quÃmicas e fÃsicas da junta de soldagem.
Segundo SALMON & JOHNSON [ 60 ], historiadores têm especulado que os egÃpcios podem ter sido os primeiros a usarem soldagem por pressão, por volta de aproximadamente 5.000 a.C. A soldagem por forjamento foi o primeiro dos processos inventados para ligar peças de metais. Hoje soldagem por forjamento é praticamente uma arte esquecida.
Em 1822, segundo QUITES & DUTRA [57], N. R. Benardos inventou a soldagem elétrica por fusão, onde o processo constava do estabelecimento de um arco elétrico entre um eletrodo de carvão e o material de base. O material de adição era introduzido a parte. Esse sistema foi modificado em 1889 por Zerener introduzindo mais um eletrodo de carvão, onde neste caso o arco elétrico não se produzia entre o eletrodo e a peça, mas sim nos dois eletrodos de carvão. Nesse processo nem o material de base nem o de adição eram percorridos por corrente, podendo ser aplicado à materiais não condutores de eletricidade.
N. G. Slavianoff em 1888 na Rússia foi o primeiro a usar o processo a arco de