Aço: história, obtenção, mercado e utilização
Obtenção, Vantagens,Tipos, Utilização...
Introdução
A fronteira entre o ferro e o aço foi definida na Revolução
Industrial, com a invenção de fornos que permitiam não só corrigir as impurezas do ferro, como adicionar-lhes propriedades como resistência ao desgaste, ao impacto, à corrosão, etc.
O aço possui maior preferência em razão de suas ótimas propriedades, como poder ser trabalhado pela forja, laminação e extrusão, o que é difícil de ser feito com o ferro metálico; possui também maior tenacidade(resistência mecânica) e maior dureza (capacidade de riscar outros materiais – propriedade levada em consideração ao se usar aço em objetos de corte). Outro ponto a seu favor é seu baixo custo em relação a outros metais e ligas metálicas que também possuem boa resistência mecânica.
História
Evidências
mostram que as tribos nômades nos desertos da Ásia
Menor (extremo oeste da Ásia) recolhiam o ferro metálico que era encontrado em meteoritos, há cerca de 4.500 anos. Existem registros que também era encontrado na região da Groenlândia.
Porém, acredita-se que o ferro foi descoberto por volta de 6.000 a
4.000 a.C., quando pedras de minério estavam protegendo uma fogueira e, devido ao calor, elas derretiam e quebravam, formando pequenas bolas que brilhavam. Como era um material difícil de conseguir, o ferro era considerado um metal precioso.
A grande mudança na evolução do ferro aconteceu em 1856, quando o homem descobriu como produzir aço. Por ser mais resistente que o ferro fundido e ter a possibilidade de ser produzido em grandes quantidades, se tornou matéria-prima para muitas indústrias.
Obtenção
Basicamente, o aço é uma liga de ferro e carbono. O ferro é encontrado em toda crosta terrestre, fortemente associado ao oxigênio e à sílica. O minério de ferro é
Um óxido de ferro, misturado com areia fina. Siderúrgica
O carbono é também relativamente abundante na natureza e pode ser encontrado sob diversas formas. Na siderurgia, usa-se carvão mineral, e em