Controle e Gestão de estoques
Introdução
O mercado de alimentação fora do lar no Brasil vem crescendo e se tornando, cada vez mais, um importante setor da economia, sendo responsável pela criação de milhões de empregos no país. Segundo Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação – ABIA o setor de food service movimentou no Brasil cerca de R$ 116,1 bilhões no ano de 2013. Podemos analisar que esse crescimento se deve a alguns fatores muito importantes como o aumento do poder aquisitivo da Classe C, o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho, o maior número de pessoas morando sozinhas e a diminuição do número de integrantes nas famílias brasileiras. Diante de um mercado tão competitivo e promissor como o setor de alimentos, é fundamental que as empresas adotem medidas que possibilitem a padronização de procedimentos e técnicas que facilitem a correta avaliação da situação e do desempenho da empresa. A gestão e controle de estoques são de fundamental importância para as indústrias de alimentos, pois é através destas informações que o empresário poderá evitar desvios, conhecer as necessidades de reposição, identificar os itens que estão encalhados, entender a influência do estoque nos custos dos produtos e serviços, administrar as necessidades de capital de giro da empresa e informar o que, quando e quanto comprar.
Referencial Teórico
O conceito de gestão é bem amplo, é sabido que para gerir uma empresa, há necessidade da influência sobre terceiros, para ser possível coordenar, orientar e dirigir os indivíduos. Gestão é utilizar todos os meios e conhecimentos necessários para através de pessoas atingir os objetivos de uma organização de forma eficiente e eficaz (FAYOL, 1960).
Quando os proprietários ou gerentes de empresas compreendem os fatores básicos que causam o sucesso ou o fracasso da empresa, seus conceitos administrativos os ajudam a superar as dificuldades,