Arquitectura Românica vs Gótica
Mestrado Integrado em Arquitetura
2ºAno 2ºSemestre 1ºCiclo
História III
Docente: Profª Doutora Clara Gonçalves
A IGREJA ROMÂNICA
E A IGREJA GÓTICA
Discente: Jade Phillips
Nº 21205695
ÍNDICE
Pág. (s)
Introdução
3
Arquitetura Românica e arquitetura Gótica
4
Planta
5-6
Vocabulário da Planta
7
Interior
8-9
Vocabulário do interior
10
Exterior
11-12
Vocabulário do exterior
13
Conclusão
14
Bibliografia
15
2
INTRODUÇÃO
Ao longo da história da humanidade houve uma evolução do pensamento humano. Esta evolução foi acompanhada com elementos ainda presentes no dia de hoje – a Arquitetura – que foi evoluindo e sofrendo alterações ao longo dos anos.
Existem duas arquiteturas ainda que próximas, em termos temporais, e com muitas semelhanças entre elas são radicalmente diferentes. Compreendendo assim a evolução do pensamento arquitetónico. Estas duas arquiteturas designam-se por, arquitetura Românica e arquitetura Gótica.
3
ARQUITETURA ROMÂNICA E ARQUITETURA GÓTICA
A arquitetura românica e gótica são diferentes estilos arquitetónicos com certas semelhanças e muitas diferenças.
A arquitetura românica foi predominante entre o século X e XII. Esta foi influenciada pela arquitetura romana e, em menor grau, pela arquitetura bizantina. A arquitetura gótica emergiu em meados do século XII e foi predominante durante os séculos XIII e XIV. Esta tinha como intenção, aproximar a igreja da divindade, apontando para o céu. Esta arquitetura tem como grande importância três características: a luz, a cor e a verticalidade.
A arquitetura românica caracterizava-se por grandes dimensões, espaços interiores diferenciados, abóbadas de berço, paredes espessas, pesadas e sólidas e arcos de volta perfeita e pilastras que substituem as colunas clássicas.
À anterior basílica paleocristã foram adicionadas torres (duas, três ou cinco, conforme a