Herpervirus humano
O citomegalovírus são herpesvírus ubíquos que constituem uma causa comum de doença humana. O nome da doença de inclusão citomegálica clássica provém da tendência das células infectadas por citomegalovírus a sofrer aumento maciço.
A doença da inclusão citomegálica é uma infecção generalizada de lactentes, causada pela infecção intra-uterina ou pós-natal imediata por citomegalovírus. A doença provoca anomalias congênitas graves em cerca de 3.000-6.000 lactentes por ano nos Estados Unidos. O citomegalovírus representa um importante problema de saúde pública, em virtude de sua alta frequência de infecções congênitas. A infecção inaparente é comum na infância e na adolescência. Com frequência, são observadas infecções graves por citomegalovírus em adultos imunossuprimidos.
Propriedade do Vírus
O citomegalovírus apresenta o maior conteúdo genético em comparação com os herpesvírus humanos. O seu genoma de DNA (240 kbp) é significativamente maior que o do HSV. Foram caracterizadas apenas algumas das numerosas proteínas codificadas pelo vírus. Uma delas, uma glicoproteína da superfície celular, atua como receptor de Fc capaz de se ligar de modo inespecífico á porção Fe das imuniglobulinas. Isto pode ajudar as células infectadas a escapar dos processos imunes de eliminação ao proporcionar um revestimento protetor de imunoglobulinas irrelevantes do hospedeiro.
Muitas cepas geneticamente diferentes de citomegalovírus circulam na população humana. Entretanto, as cepas são suficientemente relacionadas do ponto de vista antigênico para que as diferenças entre elas provavelmente são constituam determinantes importantes da doença humana.
Os citomegalovírus são muito espécie-específicos e célula-específicos. Todas as tentativas no sentido de infectar animais com citomegalovírus humano não obtiveram êxito. Existem vários citomegalóvirus animais, todos eles espécie-específicos.
O citomegalovírus humano replica-se in vitro apenas em