viver em rede
A rápida ascensão da internet nos últimos anos é perceptível na sociedade brasileira. O uso das redes sociais, por exemplo, faz parte do cotidiano de milhares de pessoas, sejam em seus computadores pessoais, ou em seus celulares, facilitando ainda mais o acesso, deixando-o rápido e prático. Desde a Pré-História, o homem necessita da comunicação para sobreviver, e as redes sociais hoje, são o grande instrumento de socialização do século XXI, ou também de exposição pessoal.
O universo tecnológico em que vivemos, nos faz estar sempre conectado as redes. Conhecer pessoas novas, falar com os amigos, postar fotos, jogar online, são atrativos para as pessoas. Porém, deve-se salientar que, tudo que é feito na rede, pode ser visto por qualquer pessoa a qualquer momento, aumentando as chances de crimes acontecerem.
A criação de um perfil numa rede social requer cuidados especiais. Publicar dados pessoais, como endereço, RG, número de conta bancária e fotos próprias, são um prato cheio para os chamados hackers, entrarem em ação, discretamente. Como por exemplo, utilizarem-se dos dados para criar um perfil fake – falso perfil -, se passando pela pessoa, sem que ela sequer desconfie da invasão que sofre.
A internet, portanto, vem se inovando a cada dia que passa. E com isso, as precauções devidas devem ser tomadas, como o alerta aos perigos da rede nas escolas, e a divulgação de vídeos informativos, mostrando o que pode acontecer, como os hackers agem e a melhor maneira de se proteger. Com isso, a população se torna mais consciente e informada, e futuramente, elimine todos os casos de crimes