Viver em rede - enem
Entretanto, devido ao cunho permanente e expositivo das informações virtuais, há a necessidade de se estabelecer limites nos conteúdos publicados.
O homem é um ser social e, portanto, necessita a constante interação com o proximo. Este hábito, encontra-se profundamente expresso no meio virtual. As pessoas buscam neste mundo as necessidades de popularidade, amizades e conquista do espaço, tornando-se uma extensão do plano real.
Isto pode ser facilmente notado em redes como o facebook, onde existe uma constante exposição de ideias, fotografias e comentarios, por vezes, pejorativos.
A falsa sensação de conforto e segurança garantida por nossos lares ilude muitos usuários. Muitos utilizam a rede como forma de agredir alguem, descar- regar angustias e tensoes e até mesmo compartilhar fotos comprometedoras, atos consumados a partir da crença de que o mundo virtual esta muito distante do real.
Infelizmente, ambos estão diretamente conectados e uma simples gafe em um pode repercurtir no outro. Assim como foi o caso da Carolina Dieckmann, a qual teve suas fotos intimas reveladas após ser vitima de um golpe.
Além disso, cabe citar também o fato do mundo virtual abrir as portas para muitos aproveitadores como pedófilos ou sequestradores, os quais usam as informações publicadas para prejudicar o cidadão. O usuário precisa
,portanto, ter bom senso e cautela ao utilizar as redes sociais e a melhor maneira de alcançar esta qualificação é fazer valer o efeito panóptico de
Michel Foulcault, acreditar que estamos sendo constantemente vigiados pode ser a melhor forma de se precaver e refletir sobre as consequencias de uma atitude virtual.
As redes sociais apresentam-se como um grande avanço na comunicação humana, porém faz-se necessários limites em