Identidade, susbjetividade

464 palavras 2 páginas
Trabalho de Psicologia

Personalidade, Identidade e Subjetividade.
Personalidade:
É o conjunto das características marcantes de uma pessoa, refere-se ao modo constante e peculiar de perceber, pensar, sentir e agir do individuo. Existem as personalidades normal e patológica. Esta se refere aos transtornos de personalidade. No entanto a definição tende a ser ampla e acaba por incluir habilidades, atitudes, crenças, emoções, desejos, o modo de comportar-se e, inclusive, os aspectos do indivíduo.
Personalidade é um termo abstrato utilizado para descrever e dar uma explicação teórica do conjunto de peculiaridades de um indivíduo que o caracterizam e diferenciam dos outros. Ela é usada de diferentes maneiras: ora para designar habilidades sociais (a capacidade de tomar decisões rápidas, por exemplo) ora para se referir à impressão marcante que alguém causa a partir de uma característica considerada como central (a timidez, a inteligência etc.) E todos nós já ouvimos o termo empregado para anunciar a presença de alguém “importante” ou ilustre.
A definição de personalidade engloba também o modo como todos esses aspectos se integra, se organizam, conferindo peculiaridade e singularidade ao individuo.

Identidade:
Pode ser definida como sendo um conjunto de caracteres próprios e exclusivos de uma determinada pessoa. Algumas dessas características imutáveis são os nomes da pessoa, parentescos, nacionalidade, impressão digital e outras coisas que permitem a distinção de uma unidade.
A identidade é a síntese pessoal sobre o si-mesmo, incluindo dados pessoais (cor, sexo, idade), biografia (trajetória pessoal) atributos que os outros lhe confere, permitindo uma representação a respeito de si.
Este conceito supera a compreensão do homem enquanto conjunto de papéis, de valores, de habilidades, de atitudes etc., pois compreende todos estes aspectos integrados – o homem como totalidade ­– e busca captar a singularidade do indivíduo, produzida no confronto com o

Relacionados