Humanidade e Transcendencia
Definição: Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma crença em que as pessoas buscam a satisfação nas práticas religiosas ou na fé, para superar o sofrimento e alcançar a felicidade.
Religião é também um conjunto de princípios, crenças e práticas de doutrinas religiosas, baseadas em livros sagrados, que unem seus seguidores numa mesma comunidade moral, chamada Igreja. Todos os tipos de religião têm seus fundamentos, algumas se baseiam em diversas análises filosóficas, que explicam o que somos e porque viemos ao mundo. Outras se sobressaem pela fé e outras em extensos ensinamentos éticos.
Do livro de Pedro César Kemp Gonçalves “A religião um fenômeno tipicamente humano, sempre esteve presente na historia da humanidade e, não raramente influenciou de maneira profunda o seu decurso. Não existe povo isento de religião, mesmo que se afirme ateu, materialista ou desenvolvido demais para suportá-la.”
Desse trecho destacado acima, deu pra entender que a religião foi criada pelo homem, que sentiu a necessidade de acreditar em alguma coisa superior, um Deus, o criador de todas as coisas. Na busca em responder as perguntas enigmáticas, quem somos e de onde viemos, o homem criou a religião para sentir-se mais perto do Divino.
Um trecho do livro de Kemp escrito por Edília Coelho Garcia, Educação Moral e Cívica. 3. Ed, Lisia, vol 4, São Paulo,1973, p. 76, que destaca este pensamento:
A religião “é um sentimento absoluto de nossa dependência a um ser superior, transcendente, que nos inspira espontaneamente um sentido de culto”.
Areligião como Utopia
A religião sempre reza uma utopia a ser concretizada, ela deseja um mundo ideal. Mas a realização desse desejo, nunca se dá plenamente, nunca acontece de tal maneira que o conteúdo da imaginação utópica se esgote por completo, e sim como ainda faltando algo de irrealizável. Haverá sempre um