Vivencias de uma jovem com Down e uma criança com comprometimentos intelectuais
Patrícia de Campos1
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender e buscar possíveis ações que possam ser desenvolvidas, e/ou alcançadas às pessoas com necessidades especiais e aprimorar os conhecimentos sobre a Síndrome de Down e Deficiência Intelectual. Tratar das dificuldades que o portador de necessidades enfrenta no meio social. Foi elaborado primeiramente através de pesquisas, a conceituação da deficiência como um fator indispensável para se entender melhor o problema físico que afeta o portador, em seguida as questões de acessibilidade arquitetônicas e atitudinais, as limitações impostas ao deficiente mostrando o fruto de uma sociedade despreparada para receber esse indivíduo. Depois as vivências do portador na sociedade a fim de possibilitar um entendimento ao preconceito existente.
Palavras-chave: Síndrome de Down. Deficiência Intelectual. Acessibilidade.
Iniciando
Este trabalho tem o objetivo de analisar como vive uma jovem com síndrome de down e uma criança com comprometimentos intelectuais, apresentar as dificuldades, relatar as necessidades bem como a acessibilidade no cotidiano Barbosense.
A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas, ou na maior parte das células de um indivíduo. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. A Deficiência Intelectual, segundo a Associação Americana sobre Deficiência
Intelectual do Desenvolvimento AAIDD, caracteriza-se por um funcionamento intelectual inferior à média (QI), associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades, que ocorrem antes dos 18 anos de idade, possuem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns. Muitas vezes, essa pessoa se comporta como se tivesse menos idade do que realmente tem.
Síndrome de Down
Durante muito