Sindrome de Down, aprendizagem e linguagem
Curso de Psicologia - CCS
Universidade de Fortaleza
Título:Os desafios do portador de deficiência intelectual e os desenvolvimentos dos processos psicológicos.
Autores: Antonia Sheilla Alves Ximenes, Gleiciane Rodrigues e Ingrid Gadelha.
Professora orientadora: Fabiana Lira
Palavras-chave: Psicologia. Síndrome de Down. Aprendizagem e linguagem.
Resumo
Esse artigo foi desenvolvido na disciplina de pratica integrativa II, no curso de psicologia da Unifor e teve como objetivo compreender os processos psicológicos básicos de aprendizagem e linguagem, em alunos com deficiência intelectual, mais precisamente de síndrome de Down. Para isso foram realizadas entrevistas de caráter qualitativo, semiaberta com um familiar e uma psicóloga que trabalha na APAE. Entre os resultados obtidos podemos destacar a importância dos trabalhos desenvolvidos pela instituição APAE por psicólogos e equipe multidisciplinar e a importância que têm para o desenvolvimento da aprendizagem e linguagem nos alunos, objetivando a integração dos portadores de deficiência intelectual na sociedade. Portanto, este trabalho nos possibilitou uma visão mais abrangente sobre a realidade dos alunos com deficiência intelectual e as dificuldades enfrentadas por portadores da síndrome de Down frente as demandas sociais e a importância da instituição APAE para o tratamento desses alunos.
Introdução
Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de Prática Integrativa II do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Esta disciplina tem como objetivo desenvolver competências através de entrevistas com psicólogos e pessoas do senso comum para que haja uma integração dos processos psicológicos à vivência em prática.
Tivemos como objetivo conhecer os desafios do deficiente intelectual,bem como se desenvolvem nestes os processos psicológicos básicos de aprendizagem e linguagem. Esses desafios englobam as percepções dos pais diante a deficiência intelectual, as