vivencia escolar
PEDAGOGIA
A VIVÊNCIA ESCOLAR
CRUZ ALTA
2013
A VIVÊNCIA ESCOLAR
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Pedagogia.
Prof. Carlos Eduardo Gonçalves, Lisnéia Rampazzo, Raquel Franco Ferronato, Samira Kfouri, Edilaine Vagula, Vilze Vidotti, Rosely Montagnini, Bernadete Strang e Fabio Luiz da Silva.
CRUZ ALTA
2013
O Trabalho a seguir trata-se de minha vivência escolar deste o ensino fundamental até o Ensino Superior a Pedagogia:
_ Desenvolvimento e aprendizagem
_ Passagem do ensino médio
_ Ideias de Educação e Pedagogia
1 A VIVÊNCIA ESCOLAR
A vivência escolar foi muito complicada, pois quando comecei a estudar fui direto para a 1ª série, não fiz a pré-escola, minha mãe me matriculou direto na 1ª série até hoje não entendo o porque. Não sei se era por falta de conhecimento, ou por falta de dinheiro mesmo. Porque a pré-escola exigia muito dinheiro para compra-los. Muitas vezes quando não tinha lápis, borracha ou caderno a escola dava Para os alunos mais carentes, até mesmo uma pastinha que só tinha espaço para isso mesmo. E minhas roupas então, eram muito humildes, meus pais com quatro filhas na escola ficava muito complicado para vesti-las. E a merenda então, fazia uma festa quando papai comprava meu lanche. Na escola tinha merenda a qual era muito boa, as merendeiras atenciosas e comprometidas com seus afazeres. A merenda a qual mais gostava era arroz doce com canela era muito gostoso. A escola tinha sua própria cantina, com diversos tipos de lanches e não eram muito caros. Quando papai me dava dinheiro para comprar a merenda na cantina era muito bom, me sentia muito feliz.
Estudava eu e minhas irmãs, nós ficávamos sempre as três juntas na hora do recreio. Nesta fase não conseguia fazer amizades