A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE DE VIVÊNCIAS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE DE VIVÊNCIAS
Ândrea Maria Marcelino Riccetto
Professor Orientador: Nilton Luiz Souto
Alfenas
Fevereiro/2013
ÂNDREA MARIA MARCELINO RICCETTO
A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE DE VIVÊNCIAS
Alfenas
Fevereiro/2013
AGRADECIMENTO
Agradeço a todos que contribuíram para a realização do presente trabalho.
A meu esposo Sérgio pelas noites, sábados e domingos que deixamos de aproveitar juntos para que eu conseguisse fazer o curso.
Aos meus filhos Ana Flávia e João Gabriel, pelo apoio, pela paciência durante minhas crises de ansiedade e, principalmente pelos conselhos de minha filha “quase médica”.
Ao orientador professor Nilton Luiz Souto pelas orientações e palavras de apoio ao longo de todo o curso não me deixando desanimar apesar das dificuldades e pelas palavras experientes que orientaram a busca pela melhoria deste trabalho.
"O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e em reinvenção".(Paulo Freire).
RESUMO
O objetivo principal deste trabalho é refletir sobre os principais instrumentos utilizados pelos professores de uma escola pública localizada no interior do Estado de São Paulo. Nesse contexto, caracterizado por orientações curriculares, a prática pedagógica exercida pelos professores adquire um papel relevante na construção e no desenvolvimento de habilidades e competências nos alunos. Os referenciais teóricos presentes neste trabalho foram buscados em Esteban, Sordi, Luckesi, Perrenoud, Vasconcellos, entre outros, os quais abordam as