professor
Escolar: restrições e possibilidades
Paulo Rogério Barbosa do Nascimento*
Luciano de Almeida**
Resumo: O tema “lutas”, indicado para ser tratado pedagogicamente pela disciplina curricular de Educação Física na escola, apresenta algumas restrições. O desafio deste trabalho foi realizar uma necessária reflexão sobre o tema e efetivas intervenções no contexto escolar, para contrapô-las.
Entendemos que, com essas experiências “singulares”, foi possível relativizar “empecilhos” postos para o trato pedagógico desse conteúdo na escola. Reforçarmos a convicção da importância de o professor ter claro para si sob qual perspectiva teórica tratará os conteúdos para, então, lançar mão de metodologias de trabalho sintonizadas com a teoria.
Palavras-chave: Luta. Educação Física. Currículo.
1 INTRODUÇÃO
Este texto objetiva participar do debate e, principalmente, instigar a construção de um corpo de conhecimentos significativos, relacionados ao trato do conteúdo de lutas, pela disciplina curricular de
Educação Física na escola, assim como procura atestar a validade do diálogo entre profissionais, a troca de experiências e, ainda, a construção coletiva de novos subsídios teórico-práticos, que signifiquem e re-signifiquem tratos com os conteúdos da Educação Física escolar.
No momento, podemos afirmar que alguns dos argumentos em relação ao tema na Educação Física escolar, que perpassam o posicionamento e as concepções dos professores atuantes em
*
Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professor do Curso de Educação Física da
URI (Campus Santo Ângelo) e Professor da Escola Municipal Madalena, Panambi, RS, Brasil.
E-mail: paulonascimento@urisan.tche.br
**
Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professor do Curso de Educação Física da
URI (Campus Santo Ângelo) e Professor da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Augusto,
Santo Augusto, RS, Brasil. E-mail: lucianoedf@urisan.tche.br
92
Artigos