APS ARC
O enfoque desta revisão conceitual é propiciar o entendimento sobre as diversas teorias administrativas e organizacionais, partindo da visão básica da Administração como um Processo.
Segundo a qual a administração desempenha funções de planejamento, organização, comando, coordenação e controle, vislumbrou-se uma forma mais abrangente de enxergar a administração.
A partir desse ponto podemos entender como aspectos como globalização, diversidade das forças de trabalho, ética na administração e mudanças na ordem econômica, cultural, demográfico e social como o fim do contexto comunismo/capitalismo, o crescimento do setor de serviços e uso da tecnologia da informação, advindos de linhas de pensamento como a do Pós Modernismo e do Pluralismo Paradigmático vão provocar mudanças e impactar o mundo dos negócios, considerando a grande interdependência entre níveis e domínios como local/global, público/privado, entre outros. E todos esses parâmetros sendo trabalhados e descobertos em meio a períodos como a Segunda Guerra Mundial e a escola quantitativa e o “Fordismo” e seus conceitos de produção em série.
Também passamos pelas correntes organizacionais contemporâneas o que nos permite analisar e comparar nas teorias mais modernas de administração como os conceitos mais básicos da administração clássica, e como com o passar dos anos ela foi se transformando a partir da absorção de ideias e conceitos vindos de outras áreas como a psicologia, a filosofia, as ciências sócias entre outras.
Essas novas ideias nos propuseram novas teorias como as dos Custos de Transação, da Ecologia Populacional e a Teoria Institucional, que nos levaram a pensar em: Valores agregados aos custos de operação, como o ambiente onde as organizações estão operando pode levá-las ao sucesso ou ao fracasso, e a entender porque como muitas empresas, mesmo de segmentos diferentes possuem conceitos administrativos muito semelhantes entre si.
De todo o conteúdo apresentado,