Trabalho relativo a aps de arc
Mario Persona - A idéia do cliente interno pode ser mais bem entendida quando olhamos do ponto de vista da cadeia produtiva, formada basicamente por três elos: fornecedor, empresa e cliente. Para fabricar um produto qualquer a empresa depende de fornecedores e clientes. Os primeiros fornecem os insumos necessários à fabricação e os clientes adquirem o produto da empresa recompensando a ela e a todos os elos que a antecederam nessa corrente.
Se colocarmos uma lente sobre o elo "empresa", vamos encontrar dentro dela os mesmos elementos: há fornecedores e há clientes. Neste caso, os fornecedores internos são aqueles que proporcionam os insumos necessários à execução do trabalho e os clientes internos são os beneficiados por aquele trabalho. O mesmo se repete com cada pessoa participante dessa corrente que terá sempre um fornecedor, de quem é cliente, e um cliente, de quem é fornecedora.
Ainda que eu seja office-boy de cartório e minha atividade seja a de bater um carimbo em cada documento que chega à minha mesa, dependo de alguém para colocar o documento ali e dependo de outro para preencher e assinar o carimbo que bati. Na falta do primeiro, meu trabalho fica impossível de ser realizado. Na falta do segundo, meu trabalho fica incompleto e perde completamente seu sentido.
Olhando deste ponto de vista fica fácil entender que existe uma relação vital entre todos os participantes do trabalho em uma empresa e fora dela, uma relação que cria a possibilidade do trabalho ser feito e, não apenas isso, dá significado ou continuidade ao seu resultado.
Qualquer pessoa que não entenda isso ou deixe de valorizar essa relação acaba prejudicando a si mesma e ao próprio fluxo e continuidade do trabalho. Em suma, na empresa todos são fornecedores de todos e todos são clientes de todos.
Texto dissertativo sobre Cliente Interno