Convide seus amigos
Fichamento
Assunto: “A importância do ato de ler: em três artigos que se completam” / Paulo Freire-São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4)
“A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto”. (FREIRE, p.9). “Neste esforço a que me vou entregando, re-crio e re-vivo, no texto que escrevo, a experiência vivida no momento em que ainda não lia a palavra”. (FREIRE, p.9). “Daquele contexto – o do meu mundo imediato – fazia parte, por outro lado, o universo da linguagem dos mais velhos, expressando as suas crenças, os seus gostos, os seus receios, os seus valores”. (FREIRE, p.10). “Na medida, porém, em que fui me tomando íntimo do meu mundo, em que melhor o percebia e o entendia na “leitura” que dele ia fazendo, os meus temores iam diminuindo”. (FREIRE, p.11). “A decifração da palavra fluía naturalmente da “leitura” do mundo particular”. (FREIRE, p.11). “A memorização mecânica da descrição do elo não se constitui em conhecimento do objeto”. (FREIRE, p.12). “Sempre vi a alfabetização de adultos como um ato político e um ato de conhecimento, por isso mesmo como ato criador”. (FREIRE, p.13).
“A alfabetização é a criação ou a montagem da expressão escrita da expressão oral. Esta montagem não pode ser feita pelo educador para ou sobre o alfabetizando. Ai tem ele um momento de sua tarefa criadora.” (FREIRE, p.13). “Para o processo de sua apreensão e não de sua memorização mecânica, costumávamos desafiar os alfabetizandos com um conjunto de situações codificadas de cuja decodificação ou “leitura” resultava a percepção critica do que é cultura, pela compreensão da prática ou do trabalho humano transformador do mundo”. (FREIRE, p.13). “A importância do ato de ler, implica sempre percepção crítica, interpretação